quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Nega denuncia favorecimento na campanha do PT e lamenta derrota mesmo tendo o maior números de projetos da câmara




Em 1977, quando muitos dos atuais políticos da cidade ainda sonhavam em se projetar e outros sequer haviam nascido, Maria Aparecida Pieruzzi ou somente - Nega Pieruzzi assumia uma das cadeiras da câmara municipal de Cubatão, sendo a primeira mulher a exercer o cargo.

Dona de uma personalidade forte, a professora viu de perto várias gerações da política local surgirem e se perderem no tempo. Participante das lutas sociais exerceu seu primeiro mandato pelo extinto partido - Arena (Ligado ao governo e com orientação de extrema direita) único oponente do MBD , formado por grupos  que buscavam a tomada popular do poder, os chamados esquerdistas. 

Durante o governo do prefeito Carlos Frederico Soares Campos teve seu nome envolvido num escândalo que ficou conhecido como Mar de Lama. As denúncias arruinaram a carreira política do prefeito que gozava até então de grande aceitação da população assim como a dos vereadores citados no processo, menos a carreira de Nega que após defender-se em juízo, manteve-se de pé.

Vereadora por quatro mandatos, ignorou a orientação de esquerda ou direita, definindo-se apenas como uma militante política em favor do povo. Eleita em 2008 pelo PT, teve um mandato atuante, sendo a única mulher da case de leis, orgulha-se de ter sido a vereadora que mais apresentou projetos não só na cidade bem em toda a região.

Da tribuna da câmara, travou debates com oposicionistas e governistas e passou a ser a cada sessão uma incógnita quando se tratava de votações de projetos. Mesmo alinhada à administração opõe-se quando achou necessário as orientações de sua bancada e por vezes teve projetos rejeitados pelo próprio grupo ou depois de aprovados vetados pela prefeita Márcia Rosa.

No Comunidade em Foco desta quarta-feira, Nega abriu o coração, não fugiu das perguntas formuladas e falou sobre os prejuízos políticos do Mar da lama, contou parte de sua trajetória política e não poupou críticas a administração de seu atual partido.

Com voz firme, denunciou o favorecimento do PT à  três nomes nas eleições para vereador, citou as campanhas dos candidatos; Wagner Moura, Fábio Inácio e Adeildo Heliodo-Dinho, como desproporcionais aos demais concorrentes e indicou que os próprios coordenadores coligação optarem por favorecer três em detrimento dos demais.

Mesmo sem mandato, prometeu continuar lutando por dias melhores para o município, revelou amor pela Casa da Esperança, entidade a qual preside a cerca de 18 anos e confessou que não deu por encerrado a sua história na política. Na câmara até 31 de Dezembro, afirmou que pretende repassar a um dos vereadores eleitos e responsabilidade dos trabalhos que investigam as contaminações de funcionários da empresa Rhodia por hexaclorobenzeno.

Ouça na integra o programa desta Quarta-feira-feira (31/10). *Para uma melhor audição clique em pausar ou abaixe o volume do link "OUÇA AO VIVO" na coluna à direita da página. 


Por Almir Junior 
* Ouça o Pgm. Comunidade em Foco de segunda a sexta-feira a partir da 9h/manhã em FM - 92,5 ou pela internet aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário