quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Bigode termina o 2º mandato mas não deixa a câmara muito menos a política




No rosto esta a explicação do nome que o fez famoso, Bigode mantem firme a tradição que fez até os mais próximos esquecerem por hora seu nome de registro, Francisco Leite da Silva.

Cubatense por adoação, chegou a cidade ainda criança vindo de Ielmo Marinho-RN. Morador da Vila Parisi trabalhou na area industrial e recebeu na juventude uma proposta que mudaria por completo a sua vida quando trocou um guarda roupa por um barraco na Cota 200 e de lá não saiu jamais.

Como tempo ganhou um anexo a seu apelido e passou a ser conhecido como Bigode das Cotas. Pai de 10 filhos e 12 netos, fruto de 3 casamentos, foi eleito presidente da sociedade de melhoramentos da Cota 200. No morro ganhou o respeito dos moradores do bairro e após ajudar a eleger vereadores na cidade, encarou o desafio a lançar candidatura própria rumo à câmara.

Se o sucesso não veio na primeira tentativa em 1992, o destino quis que Bigose assumisse a vaga deixada pelo saudoso vereador Zaqueu Queiroz falecido em 1998. 1º suplente da coligação, Bigode em fim pode comemorar a presença da periferia na casa de leis.

Foi candidato à deputado estadual e elegeu-se novamente em 2008 pelo PP exercendo um mandato completo pela primeira vez. Na câmara apesar da orientação da executiva local para que se mantivesse na oposição, aliou-se a prefeita  Márcia Rosa, comprou uma briga interna na sigla e findou deixando o partido, indo para o novato PSD.

Com uma campanha fértil, bem desenhada e com ínumeras declarações de apoio, Bigode chegou a ser apontado como um dos favoritos da eleição em 2012, mas foi frustrado com a votação a baixo do esperado e pela força de sua coligação que integrava candidatos do PT.

Perto do final de seu mandato, Bigode não se abate, funcionário de carreira da câmara continuará na casa à trabalho e continuará militando na política, quem sabe com um nova tentativa de eleição já em 2014. Certo é que de uma forma ou outra, Bigode escreveu seu nome na história da política cubatense seja pela sua atuação, sua origem ou pela sua irrevente e folclórica forma de ser.


Ouça na integra o programa desta terça-feira (20/11). *Para uma melhor audição clique em pausar ou abaixe o volume do link "OUÇA AO VIVO" na coluna à direita da página. 




Por Almir Junior 
* Ouça o Pgm. Comunidade em Foco de segunda à sexta-feira a partir da 9h/manhã em FM - 92,5 ou pela internet aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário